Você já pensou em viajar por uma Europa onde a castanhola é trocada pelo tango? Pois é, em Buenos Aires este ar europeu domina a cidade e a transforma em uma experiência urbana maravilhosa.
São mais de cem museus (e é isso mesmo, sem exageros!), livrarias antigas, novos centros culturais, feiras de artesanato, cafés históricos e modernos centros comerciais. E se quiser “bailar” um tango, os lugares mais tradicionais são San Telmo e Abasto. Você também vai encontrar grandes shows de rock e muita música eletrônica, já que a cidade faz parte do circuito de “raves”.
Para você que curte algo mais alternativo, existem centros culturais que são mais que teatros ou galerias de arte. É ali que os velhos mestres se encontram com os novos talentos para criar espetáculos originais. Interessante, não?! E para saber a programação basta você olhar ao seu redor, a cidade inteira tem cartazes bem visíveis espalhados pelas ruas.
Há também um bairro chamado Palermo:
Palermo é o bairro de maior extensão na Cidade de Buenos Aires e, sem dúvidas com maior número de espaços verdes em parques, bosques e praças.
Antigamente (fim do século XVI) foi um vasto campo de frutas e vides, propriedade de Juan Dominguez Palermo. A ele deve seu nome.
"Palermo Chico" (pequeno) se caracteriza pela elegâncias de suas residências e mansões (Avenidas Figueroa Alcorta e Libertador), Mais para o norte, encontram-se as lagoas de Palermo, um dos tradicionais passeios e área de lazer dos portenhos, o histórico Jardim Zoológico de Buenos Aires, o exótico Jardim Japonês, o famoso Planetário, o Hipódromo, o estadio de Pólo e o antigo e belíssimo Jardim Botânico, entre outros.
Palermo se divide em Palermo Chico (pequeno, Palermo Viejo (velho) e áreas recriadas que são subdivididas nas "jovens" Palermo Hollywood, Las Cañitas e Palermo Soho.
Essas últimas se caracterizam por oferecer diversas alternativas gastronômicas: cozinha internacional, pubs temáticos, bares, cafés literários e toda a vanguarda em termos de desenho e moda. É o centro do desenho jovem e alternativo em Buenos Aires.
Fazer compras em Buenos Aires, especialmente com o câmbio favorável, pode ser bastante interessante. Como o Peso argentino relativamente desvalorizado em relação ao Real, os preços em Buenos Aires ficam bastante convidativos. No começo de 2010 geralmente as lojas em Buenos Aires faziam o câmbio de 2 Pesos para cada Real, o qual era aceito em praticamente todos os estabelecimentos como se fosse moeda corrente da Argentina.
Atualmente o Real é aceito em praticamente todas as lojas de Buenos Aires. Desta forma, uma dica é não se apressar em trocar por Pesos ao chegar ao Aeroporto de Buenos Aires, a taxa de câmbio geralmente não é boa. Se precisar de Pesos, evite fazer o câmbio com pessoas que fazem propaganda de “melhor câmbio” nas ruas, há o risco de notas falsas.
Comprar na Galerías Pacífico é agradável não apenas pelas lojas, mas também pela beleza do local. Entre as lojas de interesse destacam-se as de casacos, produtos de couro e a loja de cosméticos MAC. A Galerías Pacífico está localizada entre a Calle Florida e a San Martín.
Galerías Pacífico em Buenos Aires
Compras na Calle Florida
Além da Galerías Pacífico, a Calle Florida apresenta diversas lojas com produtos variados, desde eletrônicos até roupas. Geralmente as lojas mais atraentes são as de roupas, casacos e calçados.
Calle Florida em Buenos Aires
Compras na Feira de San Telmo
Aos domingos há a tradicional feira de San Telmo no bairro de mesmo nome. Trata-se de uma feira de antiguidades que vende de tudo: pratarias, telefones antigos, relógios, discos, etc. Mesmo não estando interessado em antiguidades vale à pena visitar. Pode-se encontrar verdadeiras pechinchas.
Feira de San Telmo em Buenos Aires
Compras no Caminito em La Boca
O Caminito em La Boca, um ponto turístico famosos de Buenos Aires, também pode ser interessante para compras. Há lojas interessantes nos Centros Culturais do Caminito, além de barracas nas ruas.
Centro Cultural no Caminito